Projetos

Entrevista – Professor J Vasconcelos

Olá leitor,

No contexto da educação para a autonomia em saúde, temática deste Blog, o componente social tem grande importância.

A distinção entre autoridade e verdade é essencial para a assunção da própria saúde.

A verdadeira saúde não é apenas individual, mas depende em grande medida da sociedade na qual estamos inseridos.

O nível de saúde social tem relação direta com o tipo de governo existente.

O Bairro da Cognópolis, cidade do conhecimento, em Foz do Iguaçu foi fundado tendo em vista a criação de uma ilha de consciencialidade. A criação de um espaço onde se pudesse criar circunstâncias diferenciadas em termos de relação social.

Em 2009, tivemos oportunidade de convidar o prof. J. Vasconcelos para apresentar sua proposta de Democracia Pura que foi proposta na obra Democracia Pura: História e Atualidade, Reforma Política, Teoria e Prática sobre Governos sem Políticos Profissionais, da Editoria Nobel, já em segunda edição revista, atualizada e ampliada de 2011.

Segundo Vasconcelos, Democracia Pura é o regime de democracia direta cujas decisões coletivas de uma comunidade ou nação decorrem da participação de todos os cidadãos, sem a existência de intermediários entre o poder e o povo, concretizada através do uso de sistemas, tais como: auto-habilitação, sorteio, graduação, concursos ou conjugados.

Desde então o prof J. Vasconcelos tem nos visitado com relativa frequência para diversos eventos, atividades e debates com foco na compreensão e no desenvolvimento de uma democracia com base em um governo verdadeiramente popular.

Em 03.06.2015 tive a oportunidade de entrevistar o prof Vasconcelos.

Categories