Por que Autonomia em Saúde?
Olá,
Hoje queremos abordar o conceito de autonomia em saúde como o ato de querer melhorar a saúde pessoal.
Desperdício
Observamos muitas dúvidas em relação ao significado de nosso trabalho. É muito desperdício de talentos, pessoas boas, capazes e com muito potencial e que acabam ficando doente e até morrendo sem desenvolver o que poderiam.
Para começar desperdício quero contar a interessante história do elefante. Um grupo de turistas visitava a Índia quando viu um grupo de elefantes. Os turistas estranharam o fato de aqueles animais imensos estarem presos por frágeis cordas. Resolveram procurar os treinadores para perguntar como seria possível os animais não se libertarem.
O condicionamento em saúde
O treinador que atendeu aos visitantes falou que quando eram pequenos as cordas eram suficientes para prendê-los. Então se condicionaram que não conseguiriam romper a corda.
Vejam o que é o condicionamento.
Quantas pessoas deixam de tentar alguma coisa porque falhou antes?
O conceito de autonomia em saúde se baseia nessa mensagem. Existe muito condicionamento em saúde.
Muitos encontram-se condicionados em imaginar que uma droga ou medicamento é capaz de resolver seu problema de saúde.
Veja o curioso paradoxo prevenção dor. É mais fácil resolver um problema de saúde a partir da dor do que da prevenção. A zona de conforto tende a deixar a pessoa enganada. Já na dor, através de uma ferida pode entrar a luz.
Muita gente consegue enxergar na dor o que não consegue ver na zona de conforto.
Placebo e crenças
O segundo ponto que vamos abordar são as crenças. Entender o modo como pensamos pode mudar o modo como reagimos diante de doenças. Estamos falando de mindset, de mentalidade, de atitude mental.
Excelente exemplo é o placebo, aquele medicamento inócuo e que muitas vezes acaba resolvendo determinada doença. O ato de tomar um medicamento inócuo, que não tem nada dentro, ou até o nocebo quando a pessoa tem apenas os efeitos colaterais indesejados de determinado medicamento sem qualquer propriedade química que justifique nem a melhora nem a pioria.
Existem estudos que mostram que o placebo pode ter resultados tão bons, ou até superiores, do que a utilização de medicamentos devidamente prescritos para pessoas que realmente precisam deles. Esses dias foi possível ver que já existem estudos mostrando a relação do efeito placebo até com cirurgias que pode ser considerada com uma espécie de ritual o que favorece o efeito psicológico do procedimento.
Por exemplo, o ato antecipado de tirar o sangue, o jejum que antecede, a nudez coberta apenas por um manto, a posição supino, as máscaras e vestimentas da equipe médica, o ambiente asséptico, entre outros fatores que influenciam a psique dos que passam por essa experiência.
Assim, todo o ritual e apenas um corte, sem qualquer intervenção pode provocar resultados tão bons quanto os de cirurgia real propriamente dita.
É válido a pessoa procurar conhecer a própria mentalidade, a atitude mental é o primeiro passo pra ela resolver qualquer problemas que ela queira enfrentar.
Responsabilidade
Saúde pessoal é algo que não se pode delegar. Você pode delegar o conserto do seu carro, da televisão ou da geladeira. É impossível a pessoa saber tudo. Mas você é o único que pode pode conhecer a própria saúde.
Nenhum médico é capaz de curar. Embora toda a boa vontade que possa ter, ninguém cura ninguém. Só existe autocura.
A consciência é um processo aberto e somente capaz de se curar pela verdade.
Precisa melhorar e evoluir a partir de si própria.
Cada um de nós é diferente, tem uma individualidade bioquímica própria. Somente você pode cuidar dessa individualidade. A saúde tem relação direta com a administração do estilo de vida.
Quer dizer, somente você pode assumir responsabilidade e alcançar um nível de saúde sustentável e de longo prazo.
Amor, assistência, compromisso e coragem resultam do modo como se enfrenta dor e sofrimento.
Através da dor e do sofrimento muitos conseguem enxergar aquilo que a gente precisa fazer.
É muita gente que tem dificuldades de saúde e que poderia evitar se desenvolvesse esses conhecimentos.
Essas ideias justificam nosso trabalho.
Por hoje é isso,
Grato pela atenção,
Antonio Pitaguari
Related Posts
10 Comentários
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Categorias
- Cérebro (1)
- Comunidade (1)
- Consciência (11)
- Democracia (2)
- Economia (1)
- Educação (62)
- Fisioterapia (4)
- Inspiration (2)
- Léxico (1)
- Medicina (38)
- Nutrição (53)
- Saúde (79)
- Sem categoria (1)
- Tips & tricks (2)
- Uncategorized (2)
Parabéns pelo site, excelentes informações.
Valeu Paulo…
Gostaria de saber se há contra indicações para quem tem cirurgia bariátrica e também que não tem mais a vesícula?
Tenho interesse em começar o tratamento com o Enema de Café.
Olá Fábio, não há contraindicações para cirurgia bariátrica ou quem tirou a vesícula. O corpo tem grande capacidade de se adaptar as novas condições. Sempre podemos melhorar nossas condições de saúde, basta querer…
BOA TARDE.
GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A TERAPIA DE GERSON. ACHEI ALGUNS ARTIGOS NA INTERNET MAS NÃO EXPLICAM DETALHADAMENTE SOBRE OS SUCOS, OU SEJA, QUAIS SUCOS DEVEM SER PREPARADOS A CADA HORA BEM COMO HORÁRIO E TIPO DE ALIMENTOS.
Olá Angélica, até a última vez que li, a terapia Gerson vem sendo aplicada pela Charlotte Gerson, lá no México, próximo da Califórnia (EUA). Alimentação vegetariana, sucos vegetais, suplementos variados e vários enemas ao dia. Tem resultados muito bons…
Quero mais informações
Olá Isabel, Mandei informações por email. Gratidão pelo interesse…
Gostaria de maiores informações sobre essa terapia
Olá Jussara, grato pelo contato. Publiquei recentemente o Curso Aprenda a Comer de Verdade. As primeiras 7 aulas estão liberadas gratuitamente no meu canal do Youtube, Autonomia em Saúde…