Você já observou que quem faz dieta acaba recuperando todo o peso perdido? Isso quando não acaba ganhando algum peso extra… O que fazer então?

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Quem já tentou fazer dieta?

É quase certo que a maioria das pessoas com problemas de peso já tentou cortar calorias, evitar gordura, diminuir açúcar, sem falar em outros tipos de tentativas. Hoje se sabe que gente que fez dieta quando jovem é três vezes mais propensa a ser obesa, mesmo que tenha iniciado a dieta com peso normal. Só no ano passado, 108 milhões de pessoas, apenas nos EUA, incluindo 80% das meninas de 10 anos de idade, começaram dietas, com apoio de médicos, familiares e amigos.

“Se as dietas funcionassem, todos seríamos magros.
Em vez disso, recrutamos centenas de milhões de pessoas em uma guerra que simplesmente não podemos vencer”
Sandra Aamodt

Dieta é perda de tempo e energia

No final, em 90% dos casos, mesmo a melhor dieta é uma perda de tempo e de energia. Infelizmente, estudos de longo prazo mostram que quem faz dieta tem muito mais chance de ganhar peso nos próximos dois a quinze anos do que quem não faz dieta nenhuma.

Vivemos um paradoxo, você quer saber quem vai engordar? É só ver quem está buscando e fazendo dietas. Se dieta funcionasse não existiriam pessoas obesas. Dietas parecem inofensivas mas na verdade causam muitos efeitos colaterais, principalmente em crianças.

Set point

Para gente entender isso melhor, alguns estudos recentes em neurociências sobre dietas, apresentam um conceito muito interessante. Set point é o peso corporal que o cérebro considera ideal para a própria pessoa.

Yourdisorders don’t define you.Seu cérebro trabalha para manter você em uma faixa de peso que varia entre 4 e 7 quilos. Set points aumentam com frequência, raramente diminuem. Isso porque o problema da fome foi sempre maior que o de excesso de alimentos. O contexto atual de fartura é incomum quando comparado com a normal escassez de alimentos no passado.

“Uma máquina do tempo seria o melhor programa de perda de peso no mundo”
Yoni Freedhoff

Os pesquisadores são até capazes de definir o hipotálamo como termostato responsável por subir / diminuir o peso pelo ajuste da fome, nível de atividade e metabolismo.

Combater o set point, o ponto do peso de equilíbrio do seu corpo, um princípio central da maioria das dietas, é exaustivo, psicologicamente prejudicial e, em última análise, contraproducente. Mesmo a dieta mais bem sucedida não abaixa o set point. Depois de 7 anos o cérebro vai continuar tentando fazer a pessoa recuperar o peso perdido. Por outro lado, um curto aumento de peso pode se tornar permanente, como um novo padrão normal do corpo.

Solução

O que fazer então se dieta não ajuda? Como ser saudável, reduzir riscos de diabetes, doenças cardíacas e outras condições relacionadas com a obesidade?

Simplesmente seguir um estilo de vida saudável pode manter pessoas obesas em nível normal de saúde. Veja esse gráfico.

ResenhadolivroO gráfico mostra a relação entre os riscos relativos de morte para pessoas com peso normal, com sobrepeso e obesas. Cada coluna significa de zero a quatro ações saudáveis, sendo elas:

0. Não fazer nada.

1. Alimentar-se regularmente com frutas e vegetais.

2. Fazer exercícios físicos três vezes por semana.

3. Não fumar.

4. Beber moderadamente.

Os riscos relativos de morte para pessoas com peso normal, pessoas com sobrepeso e pessoas obesas aumentam imensamente para quem não faz nenhuma das quatro ações.

Agora, veja que interessante, no final, pessoas com peso normal, com sobrepeso e mesmo obesas que conseguem levar a vida com as quatro ações tem praticamente o mesmo risco relativo.

É claro que embora pareça simples, na hora de botar isso em prática, aparecem muitas dúvidas.

Nosso trabalho, em Autonomia em Saúde, busca ajudar a pessoa interessada a compreender seu metabolismo, aprender a ouvir seu corpo e saber atender suas necessidades nutricionais e suplementares do melhor modo possível.

Essa é uma das aulas do Programa que estamos preparando a partir do Protocolo de Identificação do Tipo Metabólico pessoal. Deixe seu email para receber nossas atualizações…

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Antonio Pitaguari

Consultas

1. AAMODT, Sandra Aamodt. Why dieting doesn´t usually work (Por que fazer dieta normalmente não funciona). TED. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/sandra_aamodt_why_dieting_doesn_t_usually_work?language=pt-br>. Acesso em 23/09/2015.

2. HARRIS, RB. Role of set point: Theory in regulation of body weight. Faseb J. 1990, Dec:4(15):3310-B.