Resenha do Livro O Mito das Dietas

Clique aqui para acessar a resenha completa, incluindo quatro vídeos e o ebook.

Resenha do Livro O Mito das Dietas

Livro: SPECTOR, Tim. O Mito das Dietas – Por que algumas pessoas comem de tudo e não engordam e outras fazem regime mas não emagrecem. São Paulo: Alaúde Editorial, 2016. 382 p.

MitoDietas_Capa

Questões Iniciais

Por que algumas pessoas comem de tudo e não engordam enquanto outras embora todo o esforço que fazem com inúmeras dietas tem problemas de sobrepeso?

Por que os cubanos embora sejam bem mais pobres e comam duas vezes mais açúcar são mais saudáveis que os norte-americanos?

Você sabia que a recomendação de comer menos e fazer mais exercício para perder peso é um mito e está errada? E o que é pior é que se a pessoa não consegue perder peso, é como se a culpa fosse dela porque não tem força de vontade…

Apresentação

Olá, sou o Antonio Pitaguari do Blog Autonomia em Saúde.

Para atender essas intrigantes questões iniciais, quero te apresentar a resenha do livro O Mito das Dietas – Por que algumas pessoas comem de tudo e não engordam e outras fazem regime mas não emagrecem. São Paulo: Alaúde Editorial, 2016. 382 p.

O autor do livro é o médico inglês Tim Spector, professor e pesquisador com foco em epidemiologia genética. Diretor de imenso banco de dados com pesquisa longitudinal COORTE que inclui 11 mil gêmeos ao longo de 20 anos.

Tim Spector

Tim Spector é autor de 700 artigos científicos sobre biologia, genética e nutrição.

Pubmed SpectorFundador do British Gut Project, projeto ligado ao America Gut Project, que permite a qualquer pessoa que participa do financiamento coletivo a mapear a microbiota individual além de compartilhar os resultados com os pesquisadores em uma megapesquisa.

British gut projectEstrutura do livro

Além da introdução e conclusão, o livro conta com 19 capítulos, sendo micróbios, calorias, gorduras (4), proteína (3), carboidratos (2), fibras, adoçantes e conservantes, cacau e cafeína, álcool, vitaminas, antibióticos, oleaginosas e prazo de validade.

Pontos abordados

Agora vamos apresentar uma síntese do por que vale a pena ler o livro.

Os valores do livro

Um dos melhores livros que já li. Reúne informação variada que é apresentada de modo claro e técnico para o leitor. Spector reconhece que a alimentação é essencial para a saúde, mas explica logicamente por que as dietas não funcionam. Não existe uma fórmula nutricional universal que sirva para todos, pois cada um é diferente.

Dieta-não-funciona-1Além da diversidade genética e ambiental, o fator fundamental para que as dietas não funcionem é o microbioma individual, ou a comunidade de bactéria que cada pessoa tem a sua própria e que influencia decisivamente nas funções vitais de como o corpo recebe, quebra e assimila o alimento.

Microbios Economist

Spector enfatiza a importância de cada um construir um novo modo de olhar para si mesmo, para suas necessidades nutricionais e para valorizar seu relacionamento com o alimento.

O livro foi organizado conforme as informações nutricionais de um rótulo, dividindo o livro em capítulo sobre valor energético e calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e, ainda incluiu micróbios. Também aborda suplementos, embora para o autor apresentem pouco ou nenhum benefício.

MitoDietas_ContraCapa

Ao final, a obra inclui também 3 partes muito interessantes e que devem ser mencionadas:

  1. Um rico glossário com as definições de 80 conceitos relevantes.
  1. Embora elencadas ao final da obra, por ordem de capítulo, existem 452 notas contendo as referências que embasam os conteúdos, formadas por pesquisas disponíveis nos principais periódicos científicos. Um manancial de fontes de pesquisa recentes, que permite estudar autores, títulos, periódicos e, principalmente quando e onde a pesquisa foi publicada, grande parte entre 2010 e 2015.
  1. Índice remissivo com algo em torno de 500 itens e 100 subitens.

O livro Mito das Dietas constitui excelente obra, que certamente vale não só a leitura mas como um plano de estudos e orientações de pesquisa e consultas.

Clique aqui para acessar a resenha completa, incluindo quatro vídeos e o ebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *