Jejum no tratamento do sobrepeso, obesidade e muito mais…

Jejum e Saúde

Muito motivado, terminei esta semana um artigo de revisão da literatura sobre a influência do jejum no tratamento do sobrepeso e obesidade.

Muito mais do que ajudar a cuidar do peso corporal, o jejum é uma ferramenta primordial para a saúde.

Título

A INFLUÊNCIA DO JEJUM NO TRATAMENTO DA OBESIDADE: REVISÃO DA LITERATURA

Autores

Antonio Pitaguari1

Professor ORIENTADOR Dra. Cássia Regina Bruno Nascimento2

Resumo estruturado

Contexto: Vivemos uma epidemia de doenças crônicas, sendo a obesidade um de seus pilares. A recomendação de restringir alimentos, ou seja, apenas comer menos e queimar mais calorias simplesmente não funciona no tratamento de sobrepeso e obesidade. Por outro lado, ficar sem comer inevitavelmente promove perda de peso. Assim, uma possível solução precisaria incluir períodos de abstinência de alimentos.

Objetivo: O objetivo deste estudo é verificar a influência do jejum no tratamento da obesidade através de uma revisão da literatura.

Metodologia: Realizada uma revisão da literatura do tipo narrativa, sendo selecionados 12 artigos, publicados entre 1968 e 2018. Para a organização das informações foi desenvolvida uma tabela em ordem cronológica de artigos, constando, identificação do periódico, autor e local(is) da pesquisa, título e objetivos, Método e desenho do estudo, além de resultados e discussão dos achados.

Resultados: A terapêutica do jejum, restrição alimentar intermitente ou prolongada, considerando-se as limitações individuais, constitui estratégia eficiente para tratar sobrepeso e obesidade, além de trazer inúmeros benefícios à saúde humana, incluindo sujeitos satisfeitos e confiantes da capacidade pessoal a partir da identificação do poder que desenvolvem sobre o próprio corpo e si mesmas. Trata-se de excelente ferramenta para favorecer a interação com novas áreas críticas em saúde: biocognição, integração cultura, crenças e sistema imunológico; cronobiologia, atendimento ao relógio biológico e ritmos da vida; individualidade bioquímica, diferenças metabólicas de cada ser humano; microbioma, simbiose com as populações de microrganismos que nos habitam.

 

Ebook Gratuito

A partir do artigo fiz o ebook Jejum: Solução para Sobrepeso, Obesidade e Muito Mais… o qual inclui a síntese dos principais achados que identifiquei sobre o jejum.

Aqui você pode baixar o ebook…

Esta é a primeira versão do ebook. Assim, aproveitamos para te pedir o favor de dar uma olhada neste conteúdo com uma visão crítica. Sugestões de revisão e de melhoria para ficar mais claro são muito bem-vindas. Pretendemos desenvolver um Curso sobre Jejum e prometemos oferecer gratuidade para quem enviar contribuições (antes do curso é claro).

Quem nos acompanha na Autonomia em Saúde, sabe que também estamos construindo um programa com base no Paradigma Metabólico de William D. Kelley. Entretanto, como se trata de algo mais complexo e sofisticado, entendemos que seria importante primeiro oferecer a ferramenta do jejum, pois por si só já pode ser suficiente para ajudar em muitos problemas de saúde. Em um segundo momento, havendo necessidade, seria indicado a identificação e atenção ao tipo metabólico individual.

Caso tenha interesse, pelo ebook você pode solicitar no artigo de revisão completo.

Nossos sinceros votos de que a prática de algum dos tipos de jejum possa ser útil para você.

Agradecemos a atenção, com votos de Autonomia em Saúde,

Antonio Pitaguari

  1. Acadêmico de Nutrição (Uniamérica). Docente de administração. Especialista em Gestão de Aprendizagem (Uniamérica), e-mail: antonio.pitaguari@gmail.com
  2. Docente de Nutrição (Uniamérica). Ma. em Ciências Fisiológicas (Universidade Estadual de Londrina, UEL). Dra. em Ciências Fisiológicas (UEL). Pós-doutorado (UEL).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *