Como saber qual a melhor dieta para você?

Você já observou que as pessoas reagem diferentemente a dietas iguais?

Você quer aprender como identificar a melhor dieta para você?

Neste post buscamos ajudar o leitor a entender o que está envolvido no processo de identificação da melhor dieta para si mesmo.

O Mito das Dietas

Recentemente fizemos um ebook e 4 vídeos sobre o livro O Mito das Dietas, no qual o autor Tim Spector mostra por que nenhuma dieta funciona. Aqui você pode ver a resenha do livro Mito das Dietas.

O motivo de nenhuma dieta funcionar é que cada pessoa é diferente e a saúde tem a ver com o estilo de vida, mas, principalmente, com o tipo metabólico. Cada pessoa é uma individualidade bioquímica e tem um tipo metabólico específico.

MitoDietas_Capa

Tipo Metabólico

Em nosso trabalho, na Autonomia em Saúde, estamos produzindo conteúdo, através de textos e vídeos nos quais apresentamos o Protocolo de William Donald Kelly que abrange 10 tipos metabólicos conforme o equilíbrio do sistema nervoso.

Sistema Nervoso

Entre todos os sistemas do corpo humano, um dos mais importantes é o sistema nervoso central: encéfalo e medula espinhal. Uma das suas divisões, o sistema nervoso autônomo controla a vida vegetativa, regulando funções como respiração, batimento e frequência cardíaca, circulação do sangue, temperatura e digestão.

1 sistema-nervosoVejam os textos anteriores no blog :

1. Saiba como identificar seu tipo metabólico e definir os percentuais ideais de carboidratos e gorduras para você

2. Por que estudar o sistema nervoso?

Sistema Nervoso Autônomo

O sistema nervoso autônomo (SNA) se divide em simpático (responsável pela atividade de fuga ou luta) e parassimpático (responsável pelo relaxamento e digestão), responsáveis por cadeias de eventos opostos, enquanto o simpático leva a energia para as extremidades e ativa músculos, contração cardíaca, aumento do batimento, pressão arterial e aumento da atividade endócrina, o outro, o parassimpático faz o oposto, traz a energia para o centro, ativa órgãos digestivos, relaxamento cardíaco com diminuição do batimento e pressão arterial e redução da atividade endócrina.

2 SNAEm geral pessoas saudáveis tem o SNA equilibrado. Pessoas com predomínio do simpático tendem a agitação e ansiedade. Pessoas com predomínio do parassimpático tendem ao cansaço e depressão.

Predominância do Simpático

Quando o simpático predomina existe uma inibição do processo digestório. Estômago, intestino, pâncreas e fígado tornam-se ineficientes, o que dificulta quebrar e absorver gordura e proteína.

Predom simpDieta para a Predominância do Simpático

Assim, no caso do predomínio do simpático a alimentação deve ser preponderantemente mais para vegetariana com alimentos crus, frutas, arroz, sementes e nozes. Como existe menos energia disponível para a digestão, então a dieta deve ser mais alcalina com predominância de carboidratos bons.

Dieta SNSPredominância do Parassimpático

Predomi parassimDieta para Predomínio do parassimpático

Na dieta para predominância do parassimpático precisamos levar em consideração que além da digestão ser mais eficiente, os carboidratos são digeridos mais rapidamente e, assim, uma dieta mais ácida com mais gordura e proteína, vegetais crus, frutas ocasionais e evitação de folhas verdes será melhor assimilada.

Dieta SNPTipo Metabólico Equilibrado

Quando simpático e parassimpático encontram-se estáveis a melhor alimentação é uma dieta equilibrada, tipo mediterrânea, composta de carboidratos (algo em torno de 30 a 55%), gordura (20 a 35%) e proteínas (25 a 35%).

Lembre-se não existe dieta ou suplemento que seja bom para todo mundo. Cada pessoa tem as suas necessidades individuais e que podem mudar conforme, por exemplo, estação, idade e ritmo de trabalho.

Dieta medit

Considerações Finais

Se você tem interesse em saber mais sobre esse conteúdo e o questionário para avaliar seu tipo metabólico entre os 10 possíveis, além de ser capaz de identificar e atender suas necessidades nutricionais específicas, inscreva-se em nossa lista para receber as atualizações desse projeto.

Gratidão pela atenção e até o próximo texto,

Com os melhores votos de Autonomia em Saúde,

Antonio Pitaguari

2 Comentários

  1. Marcello

    Acabei de conhecer o Autonomia e Saúde e estou gostando muito. Gostaria de receber o questionário para avaliar meu tipo metabólico.

    Desde já grato e no aguardo.

    Responder
    1. autonomiaemsaude

      Olá Marcelo, estou preparando uma nova versão do questionário… em breve vou liberar. Muito grato pelo interesse…

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *