Características do sistema nervoso simpático

Olá, hoje vamos falar das principais características de quem tem o predomínio do sistema nervoso simpático.

Paradigma Metabólico

Recapitulando os posts anteriores, segundo o paradigma metabólico o sistema nervoso autônomo é a base para a classificação dos tipos metabólicos.

Conforme o Paradigma Metabólico, proposto por William Kelley, os 12 tipos metabólicos encontram-se organizados em três grupos. Grupo A: tipos 1, 4, 6, e 11 (metabolizadores com predomínio do simpático). Grupo B: tipos 2, 5, 7 e 12 (metabolizadores com predomínio do parassimpático). Grupo C: tipos 3, 8, 9 e 10 metabolizadores com equilíbrio simpático-parassimpático).

Predomínio do sistema nervoso simpático

Hoje vamos abordar o grupo A, que são os tipos metabólicos com domínio do sistema nervoso simpático e para quem uma dieta vegetariana pode ser adequada.

Os tipos 1, 4, 6 e 11 têm o sistema nervoso simpático mais forte ou dominante. Esse grande grupo, em geral, apresenta os músculos geralmente bem desenvolvidos com bom tônus muscular. Com a maior atuação do simpático, o coração costuma bater um pouco mais rápido, além de predispor hipertensão, hiperatividade e ação mais impulsiva, além de insônia e constipação.

Simpático = luta ou fuga
Parassimpático = digestão e relaxamento

Considerando-se que o parassimpático regula a digestão, as pessoas do grupo com predomínio do simpático não digerem bem os alimentos.

Na verdade, dependendo do tipo metabólico, podem digerir menos de 10% de sua ingestão e assimilar apenas 40% do total digerido. Por isso, costumam se identificar com o vegetarianismo, pois como não digerem bem o alimento, não consomem ou não gostam de carne vermelha. Assim, preferem legumes, saladas e sobremesas.

Para identificar um metabolizador simpático é apenas preciso observar aqueles que exageram nos doces, que são facilmente digeridos, assimilados e que conseguem, com isso, sustentar suas necessidades de energia.

Características do Simpático

Então vamos ver as características típicas dos metabolizadores com predomínio do simpático:

Sistema nervoso. Boa capacidade de concentração, sendo capaz de manter bom estado de prontidão. Pessoas muito ativas e que gostam de tomar decisões. Pessoas raramente deprimida, porém impulsivas e com ações que podem ser explosivas. Passam por irritação e emoções frequentes. Também são agitadas e nervosas, impacientes e irritáveis e com sensibilidade a ruídos inesperados.

Sistema gastrointestinal. Apetite diminuído ou ausente. Quando comem muito, a comida pesa no estômago. Não gostam de alimentos gordurosos ou oleosos. Adoram vegetais e normalmente tem desejo de doces, frutas. Indigestão grave é algo comum. Podem vomitar com certa facilidade. Evacuações normalmente de cor clara. Normalmente abaixo do peso. Por fim, comer antes de dormir interfere com o sono.

Pressão, temperatura e respiração. Pressão normalmente mais alta. Temperatura também mais alta, porém geralmente pode sofrer frio. Tendência a dilatação dos brônquios, resultando em respiração rápida e irregular. Baixa resistência e reserva de energia.

Sistema motor. Tônus muscular bem desenvolvido e adoram se exercitar.

Visão. Olhos tendem a sobressair das pálpebras. Pupilas geralmente grandes. Sensível à luz. Sobrancelhas espessas e pálpebras bem abertas

Cabelos e Pele. Normalmente apresentam cabelos secos. Faces geralmente pálidas. Pele invulgarmente macia e aveludada, porém com tendência a seca. Arrepiam-se facilmente. Orelhas pálidas e claras. Gengivas pálidas ou claras. Boca seca com saliva espessa e viscosa. Unhas com sulcos intensos. Solas dos pés suaves e não-calejada.

Sono e sonhos. Dificuldade em adormecer. Poucos sonhos e fracos, difíceis de recordar.

Propensões dos metabolizadores simpáticos

Para concluir, veremos algumas propensões ou possíveis problemas de saúde das pessoas que tem o predomínio do sistema nervoso simpático.

Acne, aftas, ansiedade, azia, diabetes, dor de ouvido, hemorroidas, insônia, mau hálito, pele seca e grossa.

Para ler a lista completa de características, propensões e conhecer melhor o paradigma metabólico,

Assine nossa lista aqui para receber atualizações sobre o Programa Saúde de Dentro para Fora: Conheça seu tipo metabólico e saiba como suprir as necessidades nutricionais e suplementares.

Literatura consultada

GONZALEZ, Nicholas. Nutrition and the Autonomic Nervous System: The scientific foundations of the Gonzalez protocol. New York, USA: New Spring Press (Kindle Edition), 2017.

KELLEY, William Donald. Self Test for the Different Metabolic Types: and metabolic typing, the correct nutrition for your body. The original Metabolic Medicine´s Health Guide. Do-it-yourself book. Litchfield Park, Arizona, USA: College Heath Stores by Kettle Moraine Publishing, 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *