Aplicações do Paradigma Metabólico

Olá leitor,

Epidemia de doenças crônicas

Avanços na medicina moderna nos espantam e se mostram irresistíveis. Entretanto, a doença só aumenta em todas as frentes. Vivemos uma verdadeira epidemia de doenças crônicas.

O Paradigma Metabólico

Atacar o metabolismo defeituoso apenas nos tem conduzido a um caminho cego, a um ponto que está parecendo sem retorno. Precisamos investigar os verdadeiros conceitos de saúde, entre eles, principalmente o processo metabólico.

Aplicação do Paradigma Metabólico

Hoje quero falar sobre a aplicação do paradigma metabólico.

Como vimos no post Clareando os Tipos Metabólicos, o Programa Saúde de Dentro para Fora está estruturado no Paradigma Metabólico. Através de um questionário, a pessoa identifica seu tipo metabólico que permite atender de modo personalizado suas necessidades nutricionais e suplementares.

Partes do questionário para identificação do tipo metabólico

Como explicado anteriormente, o questionário de 245 perguntas permite avaliar duas principais variáveis:

  1. O tipo funcional metabólico atual da pessoa.
  2. O tipo metabólico de desenvolvimento, do nascimento até o final da adolescência do respondente.

Tipos e subtipos metabólicos

Ambos tipos metabólicos, atual e de desenvolvimento, incluem tipo e subtipo, ou seja, o modo padrão de funcionamento da pessoa e as tendências individuais.

Tipo e subtipo permitem verificar o posicionamento ativo da pessoa no quadro do paradigma metabólico. Raramente uma pessoa tem um tipo metabólico puro. É até normal haver uma certa distância entre tipo e subtipo.

O subtipo ajuda a refinar e individualizar o tipo metabólico. O subtipo explica desejos e necessidades de certos alimentos que não são necessariamente características do tipo metabólico específico. Ambos, tipo e subtipo ajudam a entender melhor a si mesmo, pois explicam peculiaridades e idiossincrasias individuais.

Somos basicamente um tipo, mas com repentes muitas vezes opostos em relação ao tipo básico. A formulação de nutrição e suplementação para tipo e subtipo metabólicos é fundamental para a individualização e sucesso do tratamento.

Ao mesmo tempo, a aplicação do tipo e subtipo do desenvolvimento individual ajuda a ver o contexto não só da pessoa mas da família. A personalidade dominante, pai, mãe ou outrem, pode influenciar tanto para o bem, quanto para o mal, todos os familiares, principalmente as crianças.

O tipo/subtipo de metabolismo que você tinha no seu desenvolvimento é o que costuma ser mais adequado e trazer mais conforto para a pessoa.

Mudanças de tipos metabólicos

Uma questão importante é que frequentemente devido excesso de estresse, exaurimos as capacidades do tipo dominante e mudamos para um tipo diferente.

Por exemplo, uma pessoa tem um tipo 5, porém sem os devidos e necessários cuidados acaba por exaurir o sistema nervoso parassimpático, prejudicando timos, paratireoide, córtex adrenal, estômago, pâncreas e intestino.

Assim, o tipo 4, que era mais fraco acaba assumindo o controle que também não dura muito e que exaure em breve espaço de tempo pituitária, tireoide, medula adrenal, gônadas (ovários ou testículos) e músculos.

Essa pessoa, então passa do tipo 5 para o tipo 4, caindo ainda mais para o 7 ou até mesmo o 3. Tal pessoa precisa de muito descanso, redução de atividades e consistente apoio nutricional e suplementar.

Ferramenta de saúde

Em síntese, identificar e comparar tipo e subtipo funcional com tipo e subtipo de desenvolvimento mostra a evolução da saúde pessoal, incluindo progressos ou deteriorações, ou seja, constitui excelente ferramenta de saúde. Um verdadeiro guia para o planejamento pessoal no que se refere prevenção e recomposição de saúde. O objetivo é buscar eficiência e a melhor energia possível.

Lembre-se, saúde é ser completo e autonomia é o entusiasmo para construir vida equilibrada e produtiva.

Se você se interessou, vamos mandar em breve o convite para a turma piloto do Programa Saúde de Dentro para Fora.

Assina aqui nossa lista para receber o convite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *