A História de Nicholas Gonzalez: Seguidor de Kelley no Protocolo dos Tipos Metabólicos

Parte 2

Assine nossa lista para saber mais

No processo de tradução e adaptação do questionário para identificação do Tipo Metabólico individual, neste texto damos continuidade ao Histórico da Identificação do Tipo Metabólico. Na parte 1, apresentamos William Donald Kelley, o dentista que se tornou nutrólogo que criou este protocolo. Hoje trazemos o médico Nicholas Gonzalez que estudou este protocolo profundamente e deu continuidade a sua aplicação.

Gonzalez bookAssisti uma palestra, em 2015, do Dr Nicholas Gonzalez (NG), quando foi entrevistado por James Maskell, em um evento online denominado Evolution of Medicine (Evolução da Medicina).

Protocolo para tratar câncer

Já o conhecia de nome, famoso pelo protocolo para tratar câncer, assim como Max Gerson e Stanislaw Burzynski, muito mencionados no contexto da saúde alternativa no idioma inglês. Até mesmo o Kelley, também muito comentado e de quem ouvi falar diversas vezes,  mas foi apenas depois de ouvir o NG é que realmente estudei o trabalho do Kelley e optei por me dedicar a essa linha de saúde. A foto a seguir é de William Donald Kelley (1925-2005).

William KelleyCritério de avaliação de modelo terapêutico

Com toda lógica, para NG, o primeiro fator na avaliação de qualquer modelo terapêutico são seus resultados, ou seja, além da teoria, do que dizem as pesquisas, devem ser consideradas as pessoas curadas com o tratamento. Neste caso, depois dos milhares de casos que estudou e acompanhou do Kelley, também foi capaz de construir sua própria base de pessoas atendidas e recuperadas. Para citar apenas um caso, uma mulher que apresentava câncer de mama com metástase, confirmado por biópsia e que é viva e saudável depois de 34 anos.

Currículo

O currículo de NG é impecável. Formado magna com lauda em jornalismo, resolveu cursar medicina. Diferente de todos que querem estudar medicina, não precisou concorrer, mas foi escolhido por Robert Good que na época era o diretor do Sloan Kettering, um dos principais hospitais de NY, além de coordenador do curso de Medicina da famosa instituição.

Robert Good é considerado o pai da imunologia, fez o primeiro transplante de medula óssea, sendo um dos autores que mais publicou artigos na história da medicina, mais de 1000 trabalhos.

Robert Good

Gonzalez, estudante de medicina, foi orientado diretamente por Good. Eram muito próximos. Tanto que Gonzalez seguiu Good, depois que saiu de Sloan Kettering por outras duas escolas até se formar médico em nada menos que na Universidade de Cornell, em 1983.

O interessante é que no segundo ano do curso, NG conheceu o Kelley e com o apoio e estímulo de Good, acompanhou e pesquisou todo o trabalho do Kelley.  Nesta foto, temos Kelley e Gonzalez.

Kelley and Gonzalez

Tem uma frase interessante do NG sobre Kelley:

“Como parte do meu projeto de curso, entrevistei e avaliei mais de 1000 pacientes atendidos por Kelley, concentrei-me em 455 pacientes diagnosticados com câncer. A partir desta população, escrevi o livro One Man Alone (um homem sozinho), descrevendo 50 casos selecionados, com 26 tipos diferentes de câncer. Hoje, quase 30 anos depois, ainda me impressiono com o trabalho de Kelley”.

NG viveu de 1947 a 2015. Teve uma morte em circunstâncias muito suspeitas que qualquer outra hora a gente pode comentar aqui no Blog.

Gonzalez era um homem que pensava e falava muito rápido com uma presença energética intensa. Seu conhecimento enciclopédico desafiava os pilares da medicina convencional, não só em termos de tratamento de câncer, mas doenças crônicas, problemas de imunidade, fadiga e outras enfermidades.

Diretrizes do protocolo

O protocolo aplicado por NG, e fundamentado no trabalho de Kelley, tem três abordagens básicas:

1. Dieta a partir do tipo metabólico.

2. Suplementação personalizada.

3. Procedimentos de desintoxicação como enemas de café e limpeza do fígado e vesícula.

ProtocoVisão sistêmica

Este protocolo para identificação do tipo metabólico está organizado em uma visão sistêmica de cima para baixo, partindo do sistema nervoso e passando pelos sistemas imune, gastrointestinal até o endócrino. Essa visão é muito diferente da convencional de tratar o efeito de baixo para cima.

O sistema nervoso é o principal órgão de controle da saúde atrás apenas da consciência. Assim, o sistema nervoso autônomo é o principal parâmetro para determinar a saúde.

Sitema Nervoso AutonomoAlimentação e saúde

Desde Hipócrates se reconhece a importância da alimentação na saúde.

1 Hipocrates

Entretanto, estamos sempre sujeitos a mais recente teoria, ao último guru das dietas, a estudos restritos por vieses limitantes ou até a experiência pessoal.

Autonomia terapêutica

Contrariamente as tendências de terapias alternativas, NG não recomendava as ervas adaptogênicas da moda, cúrcuma, nem tampouco dieta paleo para todos.

Para se ter uma ideia, em um caso de um paciente com sério problema de diabetes, paradoxalmente, NG o ajudou a partir de dieta com alto percentual de carboidratos integrais.

As pessoas que tiveram oportunidade de trabalhar com NG enfatizam que os resultados clínicos por ele alcançados são incomparáveis. Até onde pude estudar, não houve outro médico que pudesse sintetizar todo esse conteúdo no nível meticuloso que utilizava para ajudar cada paciente, sendo ao mesmo tempo intelectual, visionário e defensor da liberdade na saúde.

Na próxima semana continuamos…

Assine nossa lista para saber mais

Referências (sugestões de estudo em ordem cronológica)

1. POTTENGER, Francis Marion (1901-1967). Symptoms of Visceral Disease: A study of the vegetative nervous system in its relationship to clinical medicine. St. Louis, USA: C. V. Mosby Company, 1922. (Diversas edições entre 1919 e 1944).

2. GELLHORN, Ernst (1893-1973). Principles of Autonomic-Somatic Integrations: Physiological basis and psychological and clinical implications. Minneapolis, USA: University of Minnesota Press, 1967.

3. KELLEY, William Donald. One Answer to Cancer: Ecological approach to the sucessful treatment of malignancy. Texas, USA: The Kelley Foundation, 1974.

4. KELLEY, William Donald. Self Test for the Different Metabolic Types: and metabolic typing, the correct nutrition for your body. The original Metabolic Medicine´s Health Guide. Do-it-yourself book. Litchfield Park, Arizona, USA: College Heath Stores by Kettle Moraine Publishing, 2013.

5. GONZALEZ, Nicholas. Nutrition and the Autonomic Nervous System: The scientific foundations of the Gonzalez protocol. New York, USA: New Spring Press (Kindle Edition), 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *